Manual Caixa Programado

PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO PARA AUXILIO AOS USUÁRIOS DO SISTEMA DE AGENDAMENTO DE COMPROMISSOS DE CLIENTES  "SIACC".

 

Acesso ao Sistema

 

 • Usuário: XXXXXX

 • Senha  : XXXXXX

(maiúsculo ou minúsculo)

Usuários e Senha padrão é: CAIXA

*por motivos de segurança é aconselhável que faça cadastro de usuário e senha personalizado.  Após acessar o sistema, através do Menu: Cadastros/Usuários/Manutenção de Cadastro, é possível alterar a senha ou fazer o cadastramento de novos usuários com perfil Administrador ou Operador (restrito)

Tipos de Usuário:

Usuário Administrador: O usuário Administrador tem acesso a todas as funcionalidades do sistema, sendo permitido o cadastramento de no máximo três usuários com este perfil.

Usuário Supervisor: O usuário Supervisor terá todas as funcionalidades do sistema, com exceção de cadastramento de usuários, podendo ter até dois usuários com este perfil.

Usuário Operador: O usuário Operador, não terá os requisitos de incluir usuários, gerar arquivo remessa, exportar (menu Arquivo), Importar (menu Arquivo), e Limpar Registro de Atividades. Podendo ter até cinco usuários com este perfil.

Obs.

Múltiplas Assinaturas: É utilizado quando necessário múltipla autorização para aprovação dos agendamentos e envio da remessa. Existindo dois ou mais usuários Tipo "Administrador" ou "Supervisor" é possível ativar este modo de operação através do menu -  Cadastros/Usuários/Múltiplas Assinaturas

 

Cadastro de Grupos

"COMPROMISSO 02 OU 06, FOLHA DE PAGAMENTO"

Para facilitar o agendamento de pagamentos é possível organizar os funcionários ou fornecedores através de grupos.

É possível através da opção Menu Cadastros/Grupos/Transferência fazer a alteração de funcionários e fornecedores na participação dos grupos existentes.   

Obs: 

O cadastramento e criação de Grupos não é obrigatório porem altamente recomendável que haja pelo menos a criação de 02 grupos básicos: ATIVOS  e INATIVOS. O sistema Caixa Programado não permite a exclusão de Terceiro/Optante  (Funcionário ou Fornecedor) após agendamentos executados.

Por isto é recomendado manter estes 02 grupos e quando ocorrer a demissão de um funcionário ou cancelamento de um fornecedor, remanejar este cadastro vinculado ao Grupo ATIVOS para INATIVOS, evitando situações de confusão no momento do agendamento. 

 

 

 

 

Cadastro de Terceiros/Optantes

 "TODOS OS COMPROMISSOS"

Antes de executar o agendamento é necessário cadastrar os Empregados ou Fornecedores.   

Campos obrigatórios:

- Código: Identificação do Terceiro/Optante no sistema.  

- Nome Completo/Razão Social: Nome do Funcionário ou Fornecedor sem abreviações.

- Tipo Pessoa: Informar o CPF ou CNPJ.

- Nome do Grupo:  Vincule ao grupo pertencente.

- Tipo de Terceiro: Selecione conforme a finalidade de uso.

- Fornecedor - Para o compromisso 01-Pagamento a Fornecedor.

- Empregado - Para o compromisso 02 ou 06 - Folha de Pagamento.

- Optante de Débito - Para o compromisso 11 Débito Automático.

- Endereço: Endereço completo. *para cadastro de Empregados é possível cadastrar todos os funcionários com endereço da empresa.

- Conta: Cadastrar os dados de conta para efetivação de pagamento.

 

Obs:

- CPF 2º Titular: Não é necessário informar.

- Nº do Documento de Identificação:  Obrigatório somente para Forma de Pagamento OP.

- Conta: Para o pagamento de salários é necessário obrigatoriamente cadastrar Conta Salário (Operação 037) para cada Empregado. O Banco deve encaminhar a empresa a relação de contas para cadastramento no sistema.

- * Compromisso 03 - Auto Pagamento: Para pagamento de contas não é necessário executar o castro de Terceiros/Optantes.  

  "CADASTRANDO FUNCIONÁRIOS"

  "CADASTRANDO FORNECEDORES"

 

Agendar Pagamento

"FOLHA DE PAGAMENTO"

Após cadastrar os Terceiros/Optantes é possível programar o agendamento de pagamento. 

Para Pagamento de Salário ou Salário Ampliação de Base é necessário o preenchimento do Compromisso, Conta do Compromisso, Data de Pagamento, Selecionar o Grupo, e clicar em Criar.

A relação de funcionários será apresentada em tela, selecione a coluna "Valor" para lançamento dos valores.

*Na primeira coluna "Gerar", é possível escolher "SIM ou "NÃO" possibilitando deixar o funcionário fora da programação de pagamento.  

Concluir o processo clicando em Gravar

Obs:

- 3 dias de antecedência, este é o prazo mínimo solicitado pela CAIXA para informar ao sistema o agendamento gerado.

Arquivo com agendamento programado para a data do dia deve ser enviado ao banco através do processo de conexão até as 15:00hs, ficando pendente aprovação manual pela agencia. Consulte seu gerente.  

- Correção de Agendamento: Após clicar em Gravar é apresentado o valor total do agendamento. Havendo necessidade de correção, preencha os dados de agendamento novamente, informando a Mesma Data de Pagamento e Grupo. Clique em Pesquisar.

Será apresentado em tela a relação de funcionários e os pagamento programados.  Selecione na coluna "Gerar" para escolher se mantém ou não a programação de pagamento para o funcionário em especifico ou a coluna "Valor" para correção de valores lançados anteriormente.

Concluir o processo clicando em Gravar.

 

 

 

"PAGAMENTO A FORNECEDORES ou AUTOPAGAMENTO"

 

Para Pagamento a Fornecedor ou AutoPagamento é necessário o preenchimento das Informações do Compromisso: Nome, Conta do Compromisso, Forma de Pagamento, Forma de Notificação.

Após preenchimento dos dados de compromisso selecione o Fornecedor e vá para a aba Informações do Agendamento onde será informado o Valor e Data de Pagamento.

Concluir o processo clicando em Gravar.

 

 

Obs:

- Arquivo com agendamento programado para a data do dia deve ser enviado ao banco através do processo de conexão dentro do horário de processamento de cada produtos, TED , DOC, Pagamento de Contas etc, cada um possui um horário de encerramento diário. Consulte sua agencia.

 

- Correção de Agendamento - Após clicar em Gravar, havendo necessidade de correção execute o seguinte procedimento:

Na mesma tela de Cadastro de Agendamentos, clique em Pesquisar, selecione a forma de pesquisa por Nome do Fornecedor, Período de Pagamento  ou Período de Inclusão e clique em Consultar.

Selecione entre os agendamentos da lista e clique em Acessar.

Altere os dados das Informações de Agendamento (Valor, Vencimento) ou clique em Excluir.

 

"Observe que a Aba Informações do Agendamento muda conforma a Forma de Pagamento escolhido"

 

Envio de Arquivo a CAIXA

 

Após executar o cadastro de agendamentos é necessário gerar o arquivo de remessa para envio ao banco.

Selecione o Tipo de Remessa e clique em Gerar

Conclua o processo fazendo a conexão, selecione o menu - Arquivo/Transmissão/VAN.

Nesta ação será executado automaticamente a conexão entre a Empresa e a CAIXA através do software da FINNET enviando e recebendo arquivos.

Obs:

- Consultas / Agendamentos: Não é uma ação obrigatória porem altamente recomendável que faça uma consulta por agendamentos com o Status "PENDENTE" antes de gerar o arquivo de remessa para envio ao banco, desta forma é possível evitar lançamentos acidentais.

- Usuários com perfil restrito (operador) não tem habilitado a opção do menu: Arquivo / Remessa, fica dependente de usuário com privilégios de Supervisor ou Administrador para geração do arquivo.

- Horários de Processamento:  07:00hs , 09:00hs , 12:00hs , 15:00hs , 16:15hs , 19:30hs e 21:00hs, lembrando que este é o horário que a CAIXA Abre o arquivo para processamento, é necessário enviar o arquivo com pelo menos 50min. de antecedência a cada horário.

*Para envio de agendamentos programados para a data do dia, necessário ser gerado o arquivo respeitando os horários de processamento do SIACC e de encerramento de movimentação diária de cada serviço. Consulte sua agencia.

- Para geração de arquivo de remessa com múltipla assinatura  autorização:

1 - O primeiro autorizador deve selecionar através do menu - Arquivo /Pré-Lote, selecionando os agendamentos e clicando em Gerar.

2 - No menu - Arquivo/Aprovação, selecione o agendamento e clique em Aprovar.

3 -O segundo autorizador deve selecionar através do menu - Arquivo/Aprovação, selecione o agendamento, clique em Aprovar.

4 - Após a dupla autorização, através do menu - Arquivo/Remessa Múltiplas Assinaturas fica disponível o a geração de remessa. Clique no botão Gerar.

* Remessa Múltiplas Assinaturas fica habilitado apenas quando o Cadastro de Usuários também está configurado para Múltipla Assinatura.

 

Consultas e Relatórios

  

Os agendamentos gerados podem ser consultados através do menu Consultas / Agendamentos alem das demais opções.

Selecione o Tipo de Compromisso e Situação alem da Faixa de Valor + Período de Vencimento.

Obs:

- Situação "PENDENTE": Sempre que possível faça esta consulta antes de gerar o Arquivo / Remessa.

- Situação "EFETIVADO" ou "REJEITADO": Para alteração de Status é necessário executar o procedimento de atualização das informações do sistema através do tratamento do arquivo de retorno. 

 

Arquivo Retorno

"ATUALIZANDO AS INFORMAÇÕES DO SISTEMA"

A CAIXA disponibiliza para todos os agendamentos o arquivo de retorno para atualização das opções de Consultas e relatórios do sistema.  Desta forma é possível acompanhar o Status do agendamento com a informação de sua efetivação ou rejeição.

É imprescindível executar este procedimento pelo menos 01 vez por semana.  A atualização das informações  do sistema depende deste processo.

- Menu - Arquivo/Transmissão/VAN:  Inicia o processo com o software de conexão da FINNET para recepção dos arquivos.

- Menu - Arquivo/Retorno: O arquivo recebido ao fazer a conexão atualiza as informações do sistema. 

1º - Selecionar o arquivo.  (duplo clique no arquivo disponível no diretório de retorno)

2º - Clicando em Processar e Gravar é atualizado as informações do sistema. (as consultas apresentarão a informação de efetivação ou rejeição das programações de agendamento).

Obs:

- 10 dias: É o prazo que a CAIXA mantém o arquivo de retorno a disposição para conexão e captura.  Sempre estará disponível os últimos 10 dias de movimento, por este motivo indicamos a conexão diária para recepção de arquivos e atualização de sistema.

- Protocolo, é disponibilizado no mesmo dia, 30 minutos após enviar o arquivo remessa, confirma o recebimento e aceite destes arquivo pelo Banco. 

 

Alterando Agendamento

"ALTERAÇÃO OU CANCELAMENTO DE AGENDAMENTOS"

Para cancelar ou alterar um agendamento após envio do arquivo de remessa a CAIXA é possível executar este comando através do sistema Caixa Programado.

ATENÇÃO!!! O procedimento deve ser executado com pelo menos um dia de antecedência a data programada de agendamento.

O envio do arquivo de remessa transmitindo esta informação deve ser feito até as 20:00hs do dia que antecede o agendamento que precisa de Cancelamento ou alteração. 

- 1º - Menu - Cadastros / Agendamentos, Selecione a forma de pagamento que necessita de Alteração ou Cancelamento.

*Para Folha de pagamento a alteração ou cancelamento deve ser executada individualmente para cada funcionário. Não há como cancelar ou alterar em lista.

- 2º - Clique em Pesquisar, selecione a forma de pesquisa por Nome do Fornecedor, Período de Pagamento  ou Período de Inclusão e clique em Consultar.

- 3º - Consultar, vai apresentar todos os agendamentos para o cadastro selecionado, clique em Acessar.

- 4º - Acessar, vai permitir alterar as Informações do Agendamento, (Valor, Vencimento) ou clique em Excluir para cancelar o agendamento.

- 5º - Menu - Arquivo/Remessa, para Gerar o arquivo de remessa que comunicará a CAIXA as alterações feitas no agendamento.

- 6º - Menu - Arquivo/Transmissão/VAN, Inicia o processo com o software de conexão da FINNET para recepção dos arquivos.

 

 

 

 

 

 

TIPOS DE CONVÊNIOS ATENDIDOS.


- Compromisso 01 - Pagamento a Fornecedores.

- Compromisso 02 - Pagamento de Salário.

- Compromisso 03 - Auto Pagamento.

- Compromisso 06 - Salário Ampliação de Base.

- Compromisso 11 - Débito Automático.  

*Os serviços são liberados mediante a contratação através da agencia.  

CANAIS DE ATENDIMENTO CAIXA CONTATOS INFOSERV

Suporte Tecnológico

 

3004-1104 (Capitais e regiões metropolitanas)

08007260104 (Demais regiões)

08007245555 (SICRA-Suporte a Lotéricos)

 

Horário de atendimento:

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