Manual Cobrança Caixa

PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO PARA AUXILIO AOS USUÁRIOS DO SISTEMA DE GESTÃO DA COBRANÇA BANCARIA "SIGCB".

 

Acesso ao Sistema

 

 • Usuário: MASTER

 • Senha  : MASTER

(maiúsculo ou minúsculo)

* Após acessar o sistema, através do Menu: Cadastro/Usuários , é possível alterar a senha ou fazer o cadastramento de novos usuários com perfil Administrador ou Operador (restrito)

 

 

Selecionar Cedente

 

Para utilizar o sistema, após executar login selecione o Cedente.  A partir desta seleção as opções do menu estarão habilitadas.

* No menu Cadastros / Cedentes não faça acesso ou alterações sem a presença do Técnico ou contato do Setor Tecnológico da CAIXA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cadastro de Clientes

 

Para iniciar a emissão de boletos o primeiro passo é executar o Cadastro de Sacados.

Campos obrigatórios:

- Código: Identificação do cliente no sistema.

- Tipo de Pessoa: Física ou Jurídica / CPF ou CNPJ.

- Nome / Razão Social: Forma que será impresso no boleto.

- Endereço: Preenchimento completo com dados validos.

Obs: 

- Grupo de Sacados é preenchido apenas para as operações de cobrança em massa. Valor e Vencimento igual a todos os clientes. *Necessário criar Grupo de Sacados através da opção do Menu: Cadastros/Grupo de Sacados.

- Telefone não é obrigatório.

- Correio Eletrônico não é obrigatório.

- Responsável,é o Sacador/Avalista utilizado quando executado cobrança para terceiros.  É necessário cadastrar os responsáveis previamente através do Menu Cadastros / Responsáveis, não é obrigatório preenchimento.

- Cadastro de Série é utilizado para cobrança de clientes com Valor e Vencimento Fixo, incluindo um código de série em comum é possível gerar Títulos na Opção Série, não é obrigatório preenchimento.

 

Lançamento de Títulos

TITULO INDIVIDUAL

Após cadastro do SACADO (cliente) podemos iniciar o processo de cadastramento de Títulos.

Campos obrigatórios:

- Vencimento: Definir data de vencimento do titulo. 

*opções  A vista ou Contra Apresentação não define a data de vencimento apenas a forma de vencimento.

- Data Documento: Pode ser informado data retroativa para equiparar com a data de emissão de Nota Fiscal ou Ordem de Serviço.

- Numero do Documento: Seu controle sobre a cobrança que esta sendo gerada. (Nota Fiscal, Ordem de Serviço, Outros)

- Modalidade:

- Sem Registro - Cobrança não registrada junto ao banco.

- Registrada - Cobrança registrada junto ao banco, possibilitando instruções de Protesto ou Devolução Automática.

- Emissão/Entrega:

- Cedente - Impressão e Entrega através da Empresa.

- Caixa via Correio - Impressão e Entrega através da CAIXA.

- Caixa via Agencia - Impressão na CAIXA, Entrega pela Empresa. 

- Caixa via E-mail - CAIXA Direciona E-mail ao seu cliente apresentando a cobrança seu respectivo boleto.

- Valor: Valor cobrado.

- Sacado: Clique no botão que esta a frente com as reticências "..."  Consulte entre os Sacado para pesquisar os clientes pré-cadastrados. 

Obs:

- Responsável não é obrigatório o cadastramento, apenas para cobraça a Terceiros.

TITULO / CARNÊ

É utilizado para cobranças parceladas em 2 ou mais vezes.

O que difere da tela de TÍTULOS ÚNICO são os campos:

- Numero de Parcelas, que define a quantidade de parcelas.

- Dia Fixou ou Intervalo, com opção para definir dia fixo para vencimento de cada boleto do carnê ou Intervalo de dias entre vencimento.  

Obs:

- Não esta disponível a modalidade de emissão como Carnê  para as opções Caixa via Agencia e Caixa Via Correio

- Até 03 Boletos/Parcelas podem ser impressos em uma única folha de papel A4.

 

Impressão de Títulos

 

Após executar o cadastro de Títulos Individual (Único) ou Carnê na Modalidade Registrada ou Sem Registro, quando a forma de Emissão é Via Cedente, será necessário gerar a impressão do boleto para entrega ao cliente.

Selecione o Tipo de Bloqueto / Modalidade e clique em Visualizar antes de gerar a Impressão. 

Obs:

- Bloqueto Pré Impresso:  Marcar a opção "NÃO' para impressora Jato de Tinta ou Impressora Laser. 

*Ao marcar a opção "SIM" será necessário impressora matricial e formulário continuo (fornecido pela CAIXA via formulário)

- Nosso Numero: é preenchido apenas na operação através de boleto Pré-Impresso.  

- Modalidade : Títulos na Carteira Registrada e Sem Registro com Emissão pelo Cedente passam por este processo.

- Reimpressão:  Marque este botão para gerar 2º de boletos quando necessário. Esta opção é valida para todas as modalidades de emissão.

*Cobrança Registrada / Emissão - Caixa via Correio, disponível para Reimpressão somente após tratar arquivo de retorno com a instrução "Entrada Confirmada" devolvido pela CAIXA no dia seguinte ao envio da remessa.

- Impressão ou Reimpressão via e-mail:  É possível através de software complementar que substitui a impressão convencional a geração de e-mail ao Sacado com o boleto em anexo na mensagem.  *necessário utilizar gerenciador de e-mail (Outlook, Outlook Express, Thunderbird, IncrediMail etc)

EXEMPLO DE BOLETOS:

Cobrança Registrada | Cobrança Sem Registro | Cobrança Carnê

Envio de Arquivo a CAIXA

 "REGISTRANDO AS INFORMAÇÕES NO BANCO"

Os títulos gerados na Modalidade Registrada ou com a Forma de Emissão/Entrega: Caixa via Correio, Caixa via Agencia e Caixa via E-mail devem ser transmitidos ao BANCO para registro das informações e processamento das instruções. 

*Para os títulos da Modalidade Registrada com a Forma de Emissão/Entrega: Cedente, é necessário primeiro executar a impressão para seguir com a geração do arquivo remessa.

Clicar no botão 'Gerar' e confirme a transmissão do arquivo a CAIXA. Automaticamente o software de comunicação da FINNET executa o processo de Envio e Recebimento de Arquivos.

Obs:

- Espelho da Remessa: Permite antes de GERAR a remessa visualizar ou imprimir todos os títulos que serão registrados e conferir antes de concluir o processo.

 

Arquivo Retorno

"ATUALIZANDO AS INFORMAÇÕES DO SISTEMA"

A CAIXA disponibiliza para todas as modalidades de cobrança arquivo de retorno para atualização de status e relatórios do sistema.  Desta forma é possível acompanhar todas as alterações de Status, Confirmações de Liquidação entre outros.

É imprescindível executar este procedimento pelo menos 01 vez por semana, sendo aconselhável executa-lo todos os dias.  A atualização das informações  do sistema depende deste processo.

- 1º - Botão Capturar:  Inicia o processo com o software de conexão da FINNET para recepção dos arquivos.

- 2º - Botão Selecionar "...": Indique ao sistema o arquivo recebido para executar a atualização das informações.  (duplo clique no arquivo disponível no diretório de retorno)

- 3º - Botão Tratar:  Clicando em Tratar é atualizado as informações do sistema.  

Obs:

- 10 dias: É o prazo que a CAIXA mantém o arquivo de retorno a disposição para conexão e captura.  Sempre estará disponível os últimos 10 dias de movimento, por este motivo indicamos a conexão diária para recepção de arquivos e atualização de sistema.

 

Consultas e Relatórios

 

Após atualizar as informações do sistema tratando os arquivos de retorno, faça a consulta que desejar conforme sua necessidade.

Alem do relatório de Títulos (mais utilizado)  as opções Espelho de Remessa e Espelho de Retorno são bastante utilizadas por apresentar o resumo das operações de Envio e Recebimento com informações em lote por data.

 

 

 

Movimentação de Títulos

"COBRANÇA REGISTRADA"

Para comandar instruções aos títulos registrados na CAIXA é necessário voltar ao Cadastro de Títulos e Pesquisar entre eles qual necessita de instrução/movimentação.

- 1º - Pesquisar:  Selecione qual titulo necessita de movimentação.

- 2º - Acessar:  Tenha acesso a tela do titulo e suas informações.

- 3º - Movimentação:  Com os dados to titulo em tela, clique no botão Movimentar e selecione a instrução desejada.

- 4º - Conexão / Remessa:  Após selecionar a instrução de movimentação desejada, vá até o Menu: Conexão/Remessa e execute o procedimento para geração de remessa.

* O sistema de conexão da FINNET executa o processo para entregar a informação para processamento na CAIXA.

** Títulos enviados a Cartório devem ser movimentados via Agencia. A Baixa de Títulos em cartório não é permitido via sistema.

*** As movimentações são condicionadas as regras e prazos de processamento estipulados pela CAIXA. 

 

 

 

 

 

Movimentação Manual

"COBRANÇA SEM REGISTRO"

A Movimentação Manual deve ser utilizada apenas para a Carteira Sem Registro. Permite ao usuário controlar e atualizar o sistema manualmente quando necessário cancelar um titulo (baixar) ou confirmar o recebimento de um titulo através de DOC , TEC, Cheque, Dinheiro etc (liquidação).

 

- 1º - Localizar:  Identificação do titulo. *Digitando o Seu Numero ou clicando no botão "..." para pesquisar.

- 2º - Movimentação: 

Liquidação - Títulos pagos diretamente, sem compensação do boleto.  *informar Valor Pago e data de Ocorrência.

Baixa - Titulo cancelado, o valor não será contabilizado.

Concluir clicando em GRAVAR.

 

 

TIPOS DE COBRANÇAS ATENDIDAS


Cobrança Com Registro – O título é registrado no sistema de Cobrança Bancária da CAIXA 
Cobrança Sem Registro – Não há o registro do título no sistema de Cobrança Bancária da CAIXA. 
Nas duas modalidades de cobrança: 
- os Cedentes têm a opção de imprimir e postar os bloquetos, ou solicitar que a CAIXA faça o serviço; 
- os Cedentes podem solicitar a emissão e postagem dos bloquetos, por meio de arquivo eletrônico ou Banco de Sacados enviado à CAIXA. 
Características 
- O "nosso número" tem 17 posições sendo que as duas primeiras posições indicam a carteira e as 15 demais são livres para utilização pelo cedente. 
- Admite instrução de protesto ou devolução; 
- Permite que o cedente informe o "nosso número" (laser) para identificação do título, facilitando o seu controle;
 

CANAIS DE ATENDIMENTO CAIXA CONTATOS INFOSERV

Suporte Tecnológico

 

3004-1104 (Capitais e regiões metropolitanas)

08007260104 (Demais regiões)

08007245555 (SICRA-Suporte a Lotéricos)

 

Horário de atendimento:

- Seg. a Sex - das 07:00hs as 20:00hs

- Sábados - das 07:00hs as 13:00hs.

11-3711-2354

 

 

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